Sobre a autora
Autora de muitos livros, contadora de histórias e tradutora, Regina Drummond vem desenvolvendo, há anos, projetos de estímulo à leitura e eventos para professores e alunos, com palestras, cursos, oficinas pedagógicas, shows e narração de histórias, além de participar de feiras e bienais do livro, nacionais e internacionais.
Foi coordenadora do Espaço das Atividades Infantis da Bienal Internacional do Livro de São Paulo desde sua inauguração, em 1992, até o Salão Internacional do Livro/99, quando mudou-se de São Paulo. Há anos vem participando ativamente dos projetos "O Escritor na Cidade", "Gosto de Ler", "O Escritor na Biblioteca", "Paixão de Ler" e "ProLer", entre outros. Contou histórias em programas de rádio e televisão. Escreveu peças de teatro infantil, tendo atuado como atriz em algumas delas.
Nascida em Minas Gerais, Regina Drummond é formada em Língua e Literatura Francesas. Fala inglês, francês e alemão. Atualmente, mora em Munique, na Alemanha, mas está sempre no Brasil, para cumprir uma agenda de muitos compromissos.
Seus trabalhos já receberam vários prêmios e destaques, entre eles, quatro selos "Acervo Básico" e um "Altamente Recomendável", da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, como autora, e o "Prêmio Jabuti", da Câmara Brasileira do Livro, como editora.
Trajetória
Nasci em Minas Gerais, no seio de uma família muito "literária", que já deu escritores importantes para o Brasil, sendo Carlos Drummond de Andrade o maior deles. Desde criança, meu sonho era ser escritora.
Tive o prazer de conhecer muitos autores e morria de raiva quando não conseguia conversar diretamente com algum deles, o que levou ao nascimento de outra paixão: as línguas estrangeiras. Para mim, não há nada mais chique do que chegar em um outro país e poder assistir televisão, ler os jornais e conversar com as pessoas!
Minha primeira publicação aconteceu aos 12 anos de idade: um poema selecionado para o painel da Biblioteca Pública de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O primeiro livro viria em 1980 e meu primeiro grande sucesso aconteceu em 1983: "O Passarinho Rafa", que ainda voa nas asas da Editora Melhoramentos.
Tenho um casal de filhos, três netos e uma neta. Moro entre a Alemanha e o Brasil, com meu marido e uma porção de livros. Adoro viajar e curto muito essa oportunidade que a vida me dá de conhecer lugares, culturas e pessoas diferentes. Aproveito para divulgar meus livros, dando palestras, autografando e participando de feiras, bienais e eventos literários, nacionais e internacionais.
O que mais me agrada na profissão e enche o meu coração de luz é imaginar que posso ajudar meus leitores a repensar a própria vida (vendo como é possível mudar o que não lhes agrada, superando os obstáculos que se apresentam e aprendendo a aceitar o que está acima deles) e sentir que os ajudo, de alguma forma, a ser mais felizes - nem que seja apenas lhes proporcionando alguns momentos de alegria e diversão! O que não passa de uma mera retribuição de toda a felicidade, alegria e diversão que os livros me proporcionam.
Duas palavrinhas
Amo meu trabalho, adoro tudo o que faço, mas do que mais gosto é ficar solta por aí, garimpando histórias, caçando fantasias e pescando novidades, além de visitar outras esferas com o pensamento e usar a imaginação para desfrutar loucuras e aventuras no tempo e no espaço.
É uma delícia viver em dois mundos, ao mesmo tempo, pois aproveito o que cada um oferece de melhor.